sitedanutricao

"Sede de conhecimento em alimentação, nutrição e qualidade de vida".







Artigos




Se você é um profissional da saúde e deseja publicar um artigo no nosso site e fazer parte do Site da Nutrição, entre em contato conosco no e-mail: sitedanutricao@hotmail.com  






O D QUE FALTAVA NO SEU DIA A DIA:

A VITAMINA D


O QUE É A VITAMINA D?

A vitamina D é um elemento essencial ao funcionamento do organismo e pode ser encontrada em duas principais formas - vitamina D2, de origem vegetal, e vitamina D3, de origem animal. Ambas são transformadas no organismo e convertidas em sua forma ativa.

PARA QUE PRECISAMOS DELA?

Esta vitamina paerticipa da manutenção adequada dos níveis de cálcio e fósforo no organismo humano, ambos importantes para a fortificação óssea, entre outros.

COMO POSSO OBTER A VITAMINA D?

Pode ser obtida pela alimentação e /ou produzida pelo corpo, mediante a exposição ao sol, pois a incidência dos raios UV (ultravioletas) levam à produção desta vitamina pela pele. Alimentos ricos em vitamina D incluem peixes, ovos e leite. Estas três fontes são importantes e complementares, portanto, quando uma destas é insuficiente, quantidade inadequada de vitamina D poderá ser observada no organismo.

QUAL O IMPACTO DA DEFICIÊNCIA DESTA VITAMINA?

A deficiência da vitamina D prejudica a mineralização óssea (deposição de cálcio nos ossos) e leva ao raquitismo (malformação dos ossos) em crianças e à osteomalacia (mineralização inadequada dos ossos) em adultos, podendo causar a osteoporose (redução da massa óssea que torna os ossos mais fracos e leva a fraturas).

Além dos problemas relacionados à saúde óssea,a quantidade inadequada de vitamina D também está associada a problemas cardiovasculares, diabetes, doenças inflamatórias, doenças periodontais (relacionadas à gengiva e dentes), entre outras.

 

QUANTO DEVE SER INGERIDO DE VITAMINA D AO DIA?

A ingestão diária recomendada é 5 mcg ou 200UI de vitamina D, a fim de evitar a deficiência desta importante vitamina para o organismo. Quando baixos niveis desta vitamina são detectados, a suplementação se torna opção adequada para complementar a ingestão diária e garantir que os níveis desta vitamina sejam normalizados.

Fonte: Marjan Indústria e Comércio Ltda. (D-Fort).

Canal da Nutrição

Loading...