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quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Os cuidados com a hidratação no calor

Nesse período, primavera-verão, as temperaturas começam a aumentar e isso influencia até mesmo na montagem de um cardápio saudável.

O calor acelera o desgaste do corpo, sendo necessário dar uma atenção especial à hidratação do organismo. Por isso, na hora de hidratar escolha certo: a água!

 
Aliás nada se compara à água, que é uma das principais responsáveis por manter o funcionamento adequado de nossos órgãos, além de deixar a pele e os cabelos com aparência saudável. O líquido ativa diversas reações químicas essenciais do organismo e o carreamento de vitaminas hidrossoluveis.

Mas podemos acrescentar a água de coco e os sucos de fruta naturais os únicos aliados da hidratação. Alguns alimentos, mesmo os mais sólidos, são capazes de ajudar nessa tarefa. É que além de vitaminas e sais minerais, muitos deles também contêm água.

Para facilitar a entrada desses alimentos no cardápio, enumeramos alguns dos campeões em quantidade de água. O alface, por exemplo, chega a ser composto por maiores porções do líquido (95% de água) do que a melancia (92%). Também se destacam o tomate (94%) e o melão (90%). Carnes e peixes, inclusive, oferecem água, embora em quantidades menores, sendo, respectivamente, 40% e 60%.

Outras opções para auxiliar na hidratação são o leite e seus derivados, que ainda contam com boas doses de cálcio. No caso dos iogurtes com probióticos, as “bactérias do bem” atuam na regulação da flora intestinal e melhoram o funcionamento do intestino. Isso faz com que os nutrientes dos alimentos sejam mais bem aproveitados pelo corpo, reduzindo as chances de mal-estar.

Com relação a outras bebidas para hidratar o corpo, nós nutricionistas garantimos: vá sempre em busca dos produtos mais naturais. Sucos naturais e iogurtes com baixo teor de gordura são boas opções para hidratar e nutrir o corpo, pois são enriquecidos com vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo. Fuja dos refrigerantes, sucos industrializados e energéticos, pois eles são ricos em açúcar, além de possuírem baixos nutrientes.

Fonte: TERRA.

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