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domingo, 23 de dezembro de 2012

Como manter o peso durante e após a ceia de Natal?

Quando o Natal se aproxima a maioria das pessoas já ficam preocupadas em começar um plano de emagrecimento. É quase certo que nesta altura as pessoas ou desiste, ou suspende aquilo que se tinha proposto por causa da grande festa, na qual é pautada, sobretudo pelos excessos consumistas e gastronômicos. Comemorada por crentes e ateus com a mesma intensidade.

Como em qualquer ocasião festiva, tudo se passa à volta da mesa. A comida sempre foi pretexto para socializar e o convívio sempre foi pretexto para comer.

Nada de mal nisso se não fossem os exageros, mas para muita gente isso faz parte da tradição. É o bacalhau, o peru, os frutos do mar, as rabanadas, a farofa, os mexidos, os sonhos, o bolo-rei, os frutos secos, o vinho, espumante ou o vinho do porto e a champagne. Enfim, a mesa cheia de comidas deliciosas, que muitas vezes não temos todos os dias, para a ceia e o almoço de Natal. E para que nada falte, normalmente sobra até ao fim de ano e aí, para muita gente, tudo se repete.

Ao contrário do que habitualmente se pensa, se a ideia era comer de tudo, muitas pessoas já tinham a ideia fixa de começar a emagrecer antes de ele chegar. Observa-se até que muitos deixam de comer no dia para abusar na ceia! E tudo a mesma coisa no Ano Novo, grande ilusão. Mas como nesta altura já estamos em cima do acontecimento, é melhor aproveitarmos o novo ano para iniciar uma vida nova tomando, no entanto, até lá, alguns cuidados para que, findas as festas, a balança não nos assuste.

Não são necessárias privações, mas moderação!

1.    Em primeiro lugar, tenha atenção às quantidades de comida que faz, para que não tenha que andar a comer sobras durante oito dias.
2.    Na véspera e dia de Natal, encha parte do prato com legumes, tendo o cuidado de usar muito pouco azeite no tempero do prato.
3.    Não vá para a mesa com muita fome, comendo, se para tal for necessário, um prato de sopa antes do jantar é uma boa pedida.
4.    As sobremesas são normalmente à base de frituras, caldas de açúcar ou frutos secos, sendo por isso, altamente calóricas.  Não as ingerir todas de uma vez porque, além de sobrecarregar o organismo com energia que não conseguirá queimar, poderá estragar o prazer da refeição com uma digestão difícil. A salada de frutas sem açúcar (feita com frutos no ponto ótimo de maturação) é uma boa opção.
5.    Atenção também à quantidade de bebidas alcoólicas ingeridas porque o álcool é o segundo maior fornecedor de calorias depois das gorduras (em que se inclui o azeite).
6.    No dia seguinte, aproveite parte da manhã ou da tarde para dar uma caminhada. Vai seguramente sentir-se melhor e eliminar parte do peso da culpa de ter comido tanto. Bom mesmo seria começar a fazê-lo pelo menos 3 vezes por semana durante no mínimo 30 minutos.

Os conselhos não são muitos e nem novidade, mas festa é festa e é para aproveitar.

Como se costuma dizer, não é entre o Natal e o Ano Novo que se engorda, mas sim entre o Ano Novo e o Natal...seguinte!

Por isso é importante sempre a consulta com um profissional da saúde, de preferência um NUTRICIONISTA.

O SITE DA NUTRIÇÃO deseja a todos BOAS FESTAS!

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