sitedanutricao

"Sede de conhecimento em alimentação, nutrição e qualidade de vida".







sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CFN - Ação contra obesidade na Semana de Mobilização Saúde na Escola

Publicado em 01/02/2012
A primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá entre os dias 5 e 9 de março, nos municípios que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE),  promoverá ações com o objetivo de prevenir e controlar a obesidade. O evento, de iniciativa conjunta entre os ministérios da Saúde e da Educação, contará com a participação de cerca de 11 milhões de alunos de escolas públicas com idade entre 5 e 19 anos. 
O programa tem como objetivo incentivar práticas saudáveis para a melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no âmbito da escola, por meio do fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação. “A ideia da semana é dar visibilidade nacional ao tema da saúde e da obesidade”, afirma a consultora técnica do programa no Ministério da Saúde, Denise Bueno. 
Dentre as atividades propostas para a primeira edição, está a avaliação antropométrica (peso, medida e estado nutricional) dos educandos e o agendamento de visitas guiadas das famílias às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além dessas atividades, os gestores da saúde e da educação poderão optar por mais um conjunto de atividades que perpassam pelos temas de promoção da alimentação e modos de vida saudáveis; saúde sexual e reprodutiva; álcool e outras drogas; bullying; entre outros. 
Para a nutricionista Ana Carolina Feldenheimer, que trabalha no Ministério da Saúde e é integrante do PSE, o programa pode prevenir e controlar a obesidade com diversas ações, como a avaliação clínica, com acompanhamento do estado nutricional dos escolares e o encaminhamento para as UBS daqueles que precisam de uma atenção individualizada. “O programa pretende gerar resultados na saúde dos escolares como um todo, não apenas na prevenção e controle da obesidade”, acrescenta.
Obesidade- Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, entre 2008 e 2009, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério de Saúde. Além disso, também mostram que o índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009, um aumento de 18% no período. 
De acordo com a nutricionista, as principais causas da obesidade em crianças são as mesmas que nos adultos: um desbalanço energético com consumo de calorias além do necessário, de acordo com a idade e o sexo, atrelado a um gasto energético baixo. “Aliado a isso, temos fatores ambientais e genéticos que podem agravar os casos”, esclarece.


Fonte: CFN

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Canal da Nutrição

Loading...