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terça-feira, 11 de março de 2014

Diferenças entre o VEGETARIANO e o VEGANO.


Explicando algumas diferenças entre o VEGETARIANO e o VEGANO.


Vegetariano:

Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boipeixefrutos do marperufaisãopacaporcocarneirofrango e qualquer ave, etc), bem como todos alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimento de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos. O veganismo, ou vegetarianismo estrito, exclui da dieta todo e qualquer consumo de alimentos ou sub produtos derivados de origem animal, assim, seus adeptos também não consomem ovoslaticínios (leite, queijo, manteiga) e mel.

Vegano:

Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas (Especismo - Espécie + ismo)*. 

Essa forma de dieta é frequentemente confundida com o veganismo, mas, embora veganos sejam vegetarianos estritos, não são a mesma coisa:
"Apesar de [nutricionalmente] classificarmos os 'vegetarianos verdadeiros' apenas pela alimentação, existe uma diferença entre o vegano e o vegetariano estrito. Geralmente o vegano também não utiliza produtos não alimentícios provenientes de animais, como lã, couro, seda e pele. Quando falamos em termos [exclusivamente] nutricionais, não faz diferença essa classificação."

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Dicas de Carnaval


Hidratação: água é a melhor opção para combater exageros nos dias de folia

Hidratação: água é a melhor opção para combater exageros nos dias de folia

É quase sempre assim: no Carnaval, no embalo da folia, muita gente exagera no consumo de bebida alcoólica. E os efeitos desse exagero podem ser percebidos na famosa ressaca e em disfunções alimentares. Neste período come-se e bebe-se de tudo e, justamente por isso, é preciso mais cuidado com a alimentação. Para evitar a ressaca e a desidratação, é necessário alternar uma bebida e outra com a ingestão bastante água. 


A nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Luciana Abdu, explica que o álcool acaba estimulando as pessoas a irem ao banheiro mais vezes. Daí a necessidade de ingerir líquidos como água, sucos naturais e água de coco. Isso vai colaborar para que o folião curta a festa sem prejudicar a saúde. 



Luciana Abdu lembra que a quantidade de consumo de água deve ser aumentada se a pessoa estiver exposta ao sol às altas temperaturas. Uma boa dica é andar sempre com uma garrafinha de água. O ideal é beber uma garrafa de 500 ml de água por hora. 



Mas não é só a hidratação que conta para manter o corpo saudável e bem disposto. Cuidar da alimentação depois da folia também é essencial para que o organismo não sinta os efeitos dos exageros alimentares. A orientação é consumir alimentos leves e coloridos, com muita variedade de legumes e verduras. 
Veja algumas dicas para cuidados antes, durante e depois das festas: 

Antes
- Hidrate-se com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros diariamente. Evite ao máximo os refrigerantes, pois possuem baixíssimo poder de hidratação; 
- Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa, não esquecendo de consumir as verduras e os legumes. 
- Evite frituras e alimentos ricos em gorduras; Prefira carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru. 
- Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a resistência física e aguentar o ritmo até o final da festa; 


Durante 
- Hidrate-se a todo o momento! A perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro; 
- O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago vazio. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água; 
- Alimente-se durante a festa, consumindo alimentos leves. Para facilitar, a dica é sempre levar consigo barrinhas de cereais e beber constantemente sucos de frutas. Assim, também estará repondo a energia gasta durante a folia. 
- Nada de consumir frituras durante a festa. Além de apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e moleza; 



Após 
Para aqueles que exageraram, este é o dia da ressaca. Para melhorar os sintomas de mal estar, aí vão algumas dicas preciosas: 
- Repousar é essencial. Descanse e relaxe para recarregar as energias para os outros dias de festa; 
- A ingestão de água e suco durante todo o dia vai refletir também no tempo da recuperação. Por isso, tomar muita água e suco de frutas, mesmo no momento de descanso, é fundamental para acelerar o processo de recuperação do corpo; 
- Consuma alimentos leves e ricos em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.

Fonte: Ministério da Saúde.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo!

Nos últimos 25 anos, milhões de pessoas, inclusive atletas de resistência, foram levados a acreditar que a alimentação ideal deveria ser à base de carboidratos, com pouca gordura e relativamente pouca proteína. Algumas se tornaram vegetarianas, outras passaram a buscar proteínas em alimentos com pouca gordura como clara de ovo, frango, peito de peru e peixes magros. Carne vermelha, jamais! Atletas, em especial, provavelmente se convenceram que consumir um bife era mais perigoso do que usar anabolizante, por incrível que pareça! Poucos alimentos são mais polêmicos que a carne vermelha. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Novos cursos da Adequa Consultoria em Setembro!


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Assessoria e Consultoria em estabelecimentos Comerciais de Alimentos & Ferramentas para elaboração de POP – Procedimentos Operacionais Padronizados

SITE DA NUTRIÇÃO está apoiando os eventos ASSESSORIA E CONSULTORIA EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE ALIMENTOS E FERRAMENTAS PARA A ELABORAÇÃO DE POP, ambos fornecidos pela Adequa Consultoria que acontecerá nos dias 14 e 28 de agosto de 2013 em São Paulo/SP, respectivamente.  Faça já a sua inscrição e participe deste importante evento de atualização profissional.

domingo, 21 de julho de 2013

NA COZINHA

Observando alguns locais de trabalho e devido a grande quantidade de dúvidas nas cozinhas da cidade de São Paulo, seguem abaixo algumas recomendações essenciais para o bom funcionamento e também para evitar acidentes na sua cozinha:

terça-feira, 9 de julho de 2013

MAS QUAL É A DIFERENÇA ENTRE INTOXICAÇÃO E TOXIINFECÇÃO ALIMENTAR?

Todos sabemos que os alimentos possuem papel essencial na saúde humana. No entanto, algumas pessoas desconhecem que quando não conservados, armazenados e preparados, obedecendo às normas de higiene, o alimento se torna responsável pela transmissão de doenças.

As doenças transmitidas por alimentos através de microrganismos patogênicos são classificadas em:

Canal da Nutrição

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